5.2.08

Le forniquê

E o nosso país está fechando uma série de acordos com a França, principalmente em uma das áreas que se bobear é a mais estratégica de qualquer nação: a Defesa.

Isso significa que o Brasil vai comprar toda a sucata militar francesa, além de perder tempo na fronteira com a Guiana, favorecer indústrias francesas e facilitar a vida de militares. Quem fala tudo isso é a Eliane Cantanhêde em uma coluna na Folha.

Só que não entendi porque a França. No caso da compra dos caças da FAB, por exemplo, concorriam fabricantes russos, suecos, americanos e até um consórcio franco-alemão. Mas agora parece que, ao estilo das licitações públicas brasileiras, a francesa Dassault vai vencer a concorrência com facilidade.

Já deixou de ser novidade que os acordos fechados por petistas prezam tudo menos o correto. Não é diferente desta vez. A minha dúvida é: por que escolher um país com longo histórico de derrotas em guerras e conflitos para uma parceria militar? É fato, os franceses são melhores pensadores que guerreiros.

Não, não sou francófobo. Admiro a França como país e o povo francês pelo que contribuiu para a humanidade. Mas vamos falar a verdade: são um bando de frangos. Alguns babacas até elaboraram uma lista com as principais derrotas militares sofridas pelo país de Voltaire.

Só espero que o novo presidente francês, Nicolas Sarkozy, não arrume encrenca por aí. E nós, por tabela.

4 comentários:

Anônimo disse...

essa foto do Sarkozy está ótima!!
no quesito foto estranha / flagra ganhou muitos pontos.não sei se é a melhor, pois já ví cada uma que fica difícil escolher.
mas olha que achei aqui um fato que pode explicar essa cara feia dele : disseram por ai que o próprio Sarkozy teria mandado estes dias uma mensagem de texto para sua ex-mulher, Cecília, oito dias antes de seu casamento com a modelo e cantora Carla Bruni. O motivo? Um pedido de reconciliação.
vai ver que levou um + um pé na bunda ( além do par de chifres q ela ja tinha colocado nele kkk)

Anônimo disse...

cara de palhaco hahaha

Anônimo disse...

eu diria que a cara dele está mais para xi F* " la maison c´est tombée" ( traduçao mal feita para o tradicional a casa caiu)

Anônimo disse...

Como já dizia meu Prof de economia dos velhos tempos de escola a leitura nunca é demais então lá vai um complemento a este post
http://click.uol.com.br/?rf=hu-hn-man3&u=http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/02/12/ult23u1143.jhtm